Cirurgia reparadora após queimaduras
A queimadura é uma lesão causada por diferentes agentes: chamas, líquidos quentes, radiação solar, objetos quentes, eletricidade e produtos químicos estão entre os mais comuns. Pode ocasionar sequelas como cicatrizes e retrações que limitam o movimento natural das articulações, entre outras deformidades. Classifica-se em graus, sendo o grau 1, o mais superficial, como a queimadura do sol. O grau 2 é aquele que cursa com bolhas, que devem ser rompidas em ambiente hospitalar ou ambulatorial, pelo médico, sendo aplicados medicamentos locais além de analgésicos. O grau 3 é mais profundo, com acometimento do subcutâneo ou músculo, e no grau 4 as queimaduras acometem até a estrutura óssea. Todas as queimaduras devem ser avaliadas por um médico em um serviço de saúde.
A prática médica contemporânea preconiza uma abordagem multidisciplinar no tratamento do paciente queimado. Grandes queimaduras constituem desafios tanto para o paciente como para os membros da equipe que cuidam das vítimas de queimaduras.
Cuidados específicos devem ser realizados no paciente queimado. É seguido um protocolo de atendimento ao trauma, e a seguir o médico deve fazer o cálculo de área queimada e instituir as condutas necessárias para cada caso. De maneira geral, o manejo inicial do paciente queimado, na denominada fase aguda, consiste em tratar o paciente com medicamentos tópicos degermantes, que sejam eficazes na penetração. Paralelamente a isto, o paciente deverá ser hidratado, medida fundamental para a sobrevivência no caso de grandes queimaduras, e receberá tratamento para a dor. Limpezas de ferimentos e curativos são realizados, e é ofertado um adequado suporte nutricional, já que as lesões, ocasionadas pela queimadura, aceleram o metabolismo.
Depois de passada a fase inicial, o passo seguinte é o tratamento das sequelas que a queimadura deixou. É Nesta segunda fase entra a cirurgia plástica reparadora. Curativos, desbridamento (retirada cirúrgica do tecido lesado) enxertos, incisões para retirada de lesões, zetaplastias e w-plastias, retalhos e expansores cutâneos são alguns dos procedimentos utilizados pela cirurgia plástica reparadora após queimaduras.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.