Preenchimento com ácido hialurônico
Os preenchedores faciais são substâncias utilizadas para preencher áreas faciais ou outras regiões do corpo, com diferentes objetivos: ocultar linhas faciais profundas (em regiões abaixo dos olhos, próximo ao nariz e boca, etc), atenuar linhas estáticas (não dependentes de expressão facial), melhorar forma e dar volume a regiões faciais (como lábios, bochechas, nariz, queixo) ou apenas hidratar profundamente a pele. Entre essas substâncias, merece destaque o ácido hialurônico.
O acido hialurônico é um material de preenchimento absorvível e hipoalergênico, que é considerado seguro pela literatura científica. É uma substância encontrada naturalmente no corpo humano (principalmente nos tendões, articulações e pele), e seus níveis diminuem proporcionalmente com a idade. Apresenta a capacidade de reter água em um montante equivalente a mil vezes o seu peso. Por essa razão, é utilizado para a hidratação da epiderme, reconstituindo as fibras que mantêm o tecido. A medicação é um polímero (sequência de moléculas) sintético produzido a partir da fermentação da dextrose (açúcar) do milho e portanto, de origem não animal. Estudos histopatológicos recentes com ácido hialurônico demonstraram que seu uso estimula a formação de colágeno.
Com preenchimentos faciais podem-se obter excelentes resultados. Para isso, é fundamental, como em todo procedimento, que esteja bem indicado, e que seja aplicado com a técnica correta e precisa. As suas principais indicações são:
- atenuar o sulco nasogeniano (linha e depressão do canto da boca até o nariz) e linhas de expressão facial profundas.
- atenuar linhas de expressões superficiais, ao redor dos olhos, testa, boca, por exemplo.
- atenuar o sulco nasojugal (linha e depressão abaixo dos olhos).
- atenuar o sulco mento labial (linha e depressão do canto da boca até o queixo, chamada popularmente de ‘marca da marionete’), e o sulco da comissura labial (canto da boca).
- melhorar o aspecto dos lábios e aumentar seu volume.
- repor o volume perdido com o avançar da idade, em regiões como as maçãs do rosto.
- remodelar ângulo da mandíbula e/ou queixo.
- hidratar a pele, através da aplicação com técnica pontuada.
A aplicação do preenchimento pode ser associada a outros procedimentos estéticos, como a toxina botulínica ou o peeling. Pode ser também realizada com a cirurgia de rejuvenescimento facial.
Após realizado o procedimento, é relativamente comum haver pequenas áreas arroxeadas nos locais da introdução da agulha. Pequenos nódulos podem ser sentidos nas áreas de aplicação, principalmente durante os primeiros dias. Quando esses nódulos não desaparecem e se tornam incômodos, podem ser corrigidos com aplicação de uma substância chamada hialuronidase, que dissolve o produto, e através de massagens na região. Efeitos colaterais graves após o preenchimento com ácido hialurônico são descritos como raros pela literatura médica. No entanto estão relatados casos de alergia à substância, infecção ou oclusão de vasos. Desse modo, o emprego da boa técnica, o uso correto da medicação e a informação ao paciente são fundamentais.
O tratamento é contraindicado em gestantes. É necessário também que o paciente avise sobre o uso de medicações que interferem na capacidade de coagulação do sangue, como aspirina, anti-inflamatórios, vitamina E, alguns fitoterápicos, entre muitas outras. O resultado do preenchimento é imediato, no entanto, há uma fase inicial de edema, com uma melhora do resultado nos dias seguintes à realização do procedimento.
É importante diferenciar o ácido hialuronico de outras substâncias, como por exemplo os biopolímeros de silicone e o polimetilmetacrilato (também denominado PMMA). Estudos demonstram que estas últimas substâncias, quando utilizadas como material de preenchimento para uso estético, podem provocar complicações a curto ou longo prazo, com sequelas irreversíveis. Entre essas complicações estão processos inflamatórios, reações de corpo estranho, migração do produto, entre outras mais graves, que podem levar até mesmo a risco de vida, sendo por isso contraindicadas.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.