Mamoplastia Redutora (Redução das Mamas)
A hipertrofia mamária é o excesso de pele, gordura e glândula mamária, geralmente bilateral, na região das mamas. Além de poder causar desconforto com a própria imagem, pode provocar desconforto físico, gerando dores nos ombros, costas e pescoço, alterações posturais problemas na coluna vertebral. O objetivo da mamoplastia redutora é retirar o excesso de tecido mamário e de pele, corrigir a ptose mamária (queda das mamas pela flacidez dos tecidos) e as assimetrias, e melhorar a forma das mamas, do complexo aréolo-papilar (aréola e mamilo). Dessa forma, o procedimento visa tanto benefícios estéticos quanto a prevenção de problemas de saúde.
A mamoplastia redutora pode ser feita após o final do período de crescimento das mamas. A gravidez e aleitamento podem afetar o tamanho e o forma da região mamária. Por isso, apesar de o procedimento não ser contraindicado antes da gravidez e da amamentação, a paciente deve estar ciente de que as mamas podem mudar de forma após o aleitamento. Por isso, é muito importante conversar claramente com o cirurgião, para discutir e planejar o momento ideal para realizar o procedimento.
As técnicas atuais propõem cicatrizes mínimas possíveis, e de boa qualidade. Mamas maiores demandam técnicas nas quais as cicatrizes são maiores para que seja obtida uma forma ideal. As incisões da cirurgia plástica de mamoplastia redutora são realizadas na metade inferior da mama e suas formas variam em T, L ou peri-areolar com vertical. Faz-se, também, uma incisão ao redor da aréola, através da qual são retirados os excessos de pele, gordura e tecido glandular para que as aréolas e mamilos sejam reposicionados e tenham seu tamanho reduzido, sempre conversando e combinando com a paciente a respeito da forma da cicatriz, forma da mama, volume desejado e tamanho da aréola. É realizado o remodelamento dos seios e o reposicionamento dos mamilos. As técnicas de redução e mastopexia (lifting) são semelhantes. A diferença é que na mastopexia é retirada apenas a pele em excesso, permitindo cicatrizes menores em alguns casos, enquanto na redução retira-se ainda o excesso de glândula e tecido adiposo. Em alguns casos esta indicado o uso de implantes de silicone, mesmo com a retirada de pele e tecido mamário.
Todos os cuidados antes e após a cirurgia são explicados detalhadamente. A cicatriz passa por várias fases, e o acompanhamento e cuidados específicos são fundamentais para um ótimo resultado. Entre os cuidados há a necessidade de utilizar um sutiã modelador, e realizar a aplicação de cremes e géis cicatrizantes, ou placas de silicone na cicatriz. Os pontos podem ser internos e absorvíveis, nesse caso não havendo necessidade de sua retirada. Na primeira semana após o procedimento é comum a sensação de insensibilidade nos mamilos e na pele das mamas, e também o edema (inchaço) na área operada. É fundamental evitar esforços físicos e o movimento em excesso dos membros superiores (braços) durante os primeiros 30 dias. Nos primeiros meses é normal a cicatriz ficar avermelhada, mas ela vai se tornando mais clara com o tempo. Os demais cuidados pós-operatórios específicos podem ser estudados detalhadamente na área do paciente, neste site.
A mamoplastia é realizada com anestesia regional com sedação ou geral. O procedimento dura cerca de 3 a 4 horas, adicionando-se o tempo que a paciente demora no centro cirúrgico para o preparo, anestesia e recuperação pós-operatória.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.