Mentoplastia (cirurgia na região do queixo)
A mentoplastia (cirurgia da região do mento) e a perfiloplastia compreendem os procedimentos que melhoram a face em perfil, ou seja, a abordagem tanto do mento quanto do nariz através da rinoplastia.
O perfil e harmonia facial são influenciados pelo tamanho e formas do queixo (mento) e do nariz. É sempre necessária a avaliação de todo o perfil, em uma linha harmoniosa. Exame físico e investigação são realizados, a fim de diagnosticar anormalidades da maxila ou da mandíbula. É necessário examinar cuidadosamente a oclusão dentária, com o intuito de identificar problemas mais extensos de crescimento facial, diferenciando os casos em que outras formas de tratamento cirúrgico seriam necessárias ao invés da simples colocação de um implante. Onde existe evidência de desproporção entre maxila e mandíbula, radiografias cefalométricas são indicadas, além da análise com outros exames de imagem da face e nariz, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.
A mentoplastia pode ser realizada de maneira cirúrgica, com o uso implantes, e não cirúrgica, com preenchimento absorvível. Neste último caso, existe um tempo estimado de duração, sendo necessária reaplicação do produto após a absorção. Vários estudos científicos contraindicam o uso de algumas substâncias nessa região, como por exemplo o PMMA (polimetilmetacrilato). Essa substância pode causar reação alérgica, reação de corpo estranho, processos inflamatórios, edema, nódulos, lesões locais e migração do produto, entre outras complicações.
Diferentes tipos de abordagens cirúrgicas e diferentes materiais podem ser utilizados para a mentoplastia, de acordo com avaliação e indicação .Pode ser utilizada a Cirurgia ortognática, técnica na qual é feita a manipulação do osso da mandíbula e da maxila para a obtenção de uma relação de dentes adequada. Podem também ser utilizados implantes, que são materiais colocados através de incisão realizada dentro da boca, com pequeno corte na gengiva, evitando cicatrizes externas, ou ainda através de uma pequena incisão escondida sob o queixo. Os implantes podem ser de diferentes substâncias, como o Porex (polietileno poroso de alta densidade) que apresenta a característica de ser biocompatível, ou seja, o organismo aceita melhor. Pode ser também ser utilizado o implante de silicone, com formato especial para a região do mento.
A escolha da anestesia, local com sedação ou geral, leva em consideração diversos fatores, como as características do procedimento, a necessidade de procedimentos associados, e condições específicas do paciente.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.