Enxerto de tecido adiposo (lipoescultura em face)
A injeção de gordura obtida através de lipoaspiração (enxerto de tecido adiposo autólogo), quando utilizada como substância de preenchimento, tem excelente aplicação em cirurgia plástica. Apresenta reação mínima tecidual, é de fácil disponibilidade, e tem se mostrada segura e efetiva.
É um procedimento cada vez mais estudado pelos cirurgiões plásticos, e apresenta várias indicações: o tecido adiposo pode ser utilizado na face para preenchimento de linhas de expressão faciais profundas, como, por exemplo, no sulco que se forma entre o nariz e canto da boca (sulco nasogeniano), nas maçãs do rosto (região malar) e nos lábios. Pode ser aplicado em outras regiões do corpo, na melhora do contorno corporal, como na região glútea e nas mamas. Outra possibilidade é a aplicação combinada a outros procedimentos, para casos selecionados, para moldar regiões, como nas cirurgias na região glútea (gluteoplastias com implante de silicone) ou em cirurgias nas mamaplastias de aumento (com colocação de implantes de silicone). Tem também importante aplicação na cirurgia reparadora, como, por exemplo, na correção de depressões e cicatrizes, e nas reconstruções mamárias.
O preparo da gordura recebe cuidados especiais, visto que a célula gordurosa é bastante frágil e necessita de um manuseio delicado. Há uma absorção de parte do tecido enxertado. Segundo trabalhos científicos, de 30 a 50% do volume de gordura implantado pode ser reabsorvido, sendo que o restante é permanente. Por isso, em cirurgias que envolvam o enxerto de gordura, deve-se evitar prometer somente uma intervenção, pela impossibilidade de prever-se, com total certeza, o resultado final.
O enxerto de tecido adiposo é um procedimento, e necessita avaliação pré-operatória e exames complementares. Há riscos, por exemplo, em pacientes que fazem o uso de anticoagulantes. Pacientes com diabetes, doenças do colágeno, e imunossuprimidos, também devem ser avaliados. Há uma série de cuidados a serem tomados no pós-operatório. Esforços físicos e exposição ao sol após a intervenção devem ser evitados, a fim de evitar manchas na pele e edema. Em casos mais raros podem ocorre outras complicações, a serem prevenidas, como acúmulo de líquido na região e infecção. Por isso, é administrado antibiótico como medida preventiva para infecções. Medicações analgésicas também são utilizadas. Cuidados específicos sobre o procedimento encontram-se na área do paciente, neste site.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.