Procedimentos para correção de fendas labiais (lábio leporino) e/ou palato
As fendas labiopalatias são malformações que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião. Essas alterações podem ocorrer no lábio somente (fenda labial), no palato que é o teto da cavidade oral (fendas palatais) ou associadamente. Não são alterações de caráter estético apenas. Elas causam problemas como a má nutrição, distúrbios respiratórios e de fala, alterações na dentição e infecções crônicas. Levam também a problemas psicológicos e de sociabilidade. Há varias causas descritas para a formação. Entre elas estão as alterações genéticas, havendo também estreita relação com os seguintes agentes: álcool, corticóides, isotretinoína e a fenitoína (anticonvulsivante).
O tratamento é interdisciplinar: participam o cirurgião plástico, odontólogo, o fonoaudiólogo e o pediatra. Atualmente é preconizada a correção das fendas labiais mais precocemente. Inicialmente é realizado tratamento ortodôntico com modelagem da região através do uso placas, antes de realizar procedimentos cirúrgicos, em torno do 1º mês de vida. Existem diferentes protocolos, porém a maioria dos autores preconiza realizar a correção da fenda unilateral aos 3 meses, fendas bilaterais aos 9 meses. Já a correção das fendas no palato são realizadas aos 12 ou 18 meses em tempo único, ou segundo alguns autores, em 2 tempos reconstruindo o palato mole entre 6 e 12 meses e palato duro após os 4 anos . Tratamentos adicionais são geralmente necessários, como enxerto ósseos e alveolares, cirurgia ortognáticas e rinoplastias.
Dessa maneira, o tratamento é o longo, e realizado em várias etapas. Requer um acompanhamento, que começa no recém-nascido e termina com a consolidação total dos ossos da face, no início da vida adulta. O objetivo é assegurar a integridade do arcabouço ósseo e a funcionalidade da musculatura, evitando a dificuldade de respiração e a voz anasalada, e corrigindo as alterações estéticas.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.