Dermoabrasão
A dermoabrasão ajuda a regularizar as camadas superiores da pele, utilizando um método cirúrgico controlado. O tratamento suaviza as irregularidades na pele, o que proporciona uma aparência mais lisa. É o método mais utilizado para melhorar a aparência de cicatrizes na pele facial, seja devido trauma ou cirurgia anterior, ou para corrigir cicatrizes e sequelas de acne profunda. Também pode ser usado para suavizar linhas de expressão finas área ao redor da boca. Outra aplicação possível é na remoção das queratoses (tipo de lesão de pele pré-cancerosa), embora haja outros tratamentos mais bem indicados para essas lesões, como o nitrogênio (este aplicado pelo médico dermatologista).
O procedimento pode ser realizado em áreas pequenas ou em toda a face. Pode ser associado a outros procedimentos, como a cirurgia de rejuvenescimento facial. Embora possa melhorar a aparência e autoestima, deve-se lembrar que nenhum tratamento remove todas as cicatrizes, ou evita a continuação do processo natural de envelhecimento. As expectativas devem ser razoáveis. O tratamento pode ser benéfico em pacientes de todas as idades, desde que bem indicado.
A dermoabrasão é um procedimento seguro quando realizado por um cirurgião plástico qualificado. No entanto existem riscos e alguns fatores podem ter interferência no resultado, tais como tipo e cor da pele e história médica. Em peles muito escuras, pode haver algum grau de perda de cor, por isso é conveniente tratar o que se denomina unidades estéticas, que são áreas faciais que têm cor semelhante em toda a sua superfície. As pessoas que desenvolvem reações alérgicas, ou têm pele mais sensível, podem apresentar mais vermelhidão. Deve-se ter o cuidado também para não realizar o tratamento durante as fases ativas da acne, pelo risco de infecção. Embora a infecção e cicatrizes anormais sejam raras nestes tratamentos, são possíveis. O mesmo pode acontecer em peles previamente submetidas à radioterapia ou à queimadura na pele. Pode também ocorrer, em alguns pacientes, um escurecimento na região onde foi realizada a dermoabrasao, geralmente causado pela exposição ao sol nos dias ou meses após o procedimento. Alguns indivíduos apresentam tendência à formação de tecido cicatricial excessivo. O procedimento é por isso contraindicado em pacientes com tendência a formação de quelóides (que apresentam história para a formação dessa lesão), em pacientes com distúrbios da coagulação, imunossuprimidos ou em uso de medicações como a isotretinoína. A reativação do vírus herpes-zóster é uma possível complicação, em pacientes que apresentam essa condição, e por isso, o médico deve ser avisado, e prevenção da ativação do vírus deve ser realizada.
Desse modo, o procedimento deve ser explicado, e as expectativas serem discutidas, bem como os fatores que podem afetar ou influenciar o processo, tais como a idade, a condição da pele, e cirurgias plásticas anteriores. A dermoabrasão geralmente é realizada sob anestesia local combinada com sedação, permanecendo o paciente acordado, mas relaxado. Em alguns casos, a anestesia geral é utilizada. Imediatamente após o procedimento, ocorre bastante vermelhidão e inchaço na face. O desconforto é tratado com medicações. Formam-se também crostas no local, que permitirão que a ferida cicatrize, e estas não devem ser removidas. Ao caírem, abaixo, uma pele rosada irá aparecer. Pode ocorrer coceira na face, e o rosto deve ser protegido com curativos cremes específicos. O paciente não pode se expor à luz solar. Analgésicos, antibióticos e antifúngicos também são prescritos. Somente após cerca doze semanas o resultado final pode ser observado. Há uma série de instruções específicas a serem realizadas após o procedimento.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.