Cirurgia íntima feminina (ninfoplastia)
A ninfoplastia, ou cirurgia íntima feminina, está indicada quando há incômodo estético e psicológico, ou ainda quando a paciente apresenta dor durante a relação sexual, causada pelo tamanho exagerado dos pequenos lábios. Alterações desencadeadas com o passar da idade e pelas mudanças hormonais, com diminuição da lubrificação e ressecamento das mucosas, podem provocar desconforto e dor local. Em situações mais raras, pode ocorrer dificuldade de higienização da região, levando a infecções constantes.
Na maioria dos casos, a queixa estética e o incômodo psicológico são as maiores motivações. Pode haver um aumento dos pequenos lábios (tornando-os mais evidentes), um acúmulo de tecido adiposo na região pubiana (tornando o local muito proeminente) ou uma diminuição de tecido adiposo na região pubiana ou nos grandes lábios (ficando a região pouco volumosa).
Quando a paciente apresenta queixas relacionadas à função, como, por exemplo, dificuldade para urinar, ou a perda involuntária da urina (incontinencia urinária), deve ser realizada a avaliação por um ginecologista e/ou urologista.
No caso de acúmulo de tecido gorduroso na região pubiana, pode-se realizar a lipoaspiração utilizando cânulas finas. As cicatrizes são pequenas, menores que 1 centímetro. Havendo diminuição do volume da região do pube ou dos grandes lábios, é realizado o enxerto com o tecido adiposo da própria paciente, dessa forma, aumentando o volume da região pubiana ou dos grandes lábios. As cicatrizes também são pequenas. No caso de tamanho exagerado dos pequenos lábios, há diferentes técnicas, sempre a serem esclarecidas durante a consulta, e individualizadas conforme o caso. Pode ser retirado um pequeno segmento em fita para diminuir seu tamanho (ressecção em bloco), ou realizar-se uma redução em V, entre as possibilidades. As vantagens de cada técnica devem ser discutidas com a paciente, visando obter resultados naturais com cicatrizes pouco perceptíveis e evitando dor no pós-operatório.
Há uma série de cuidados pré-operatórios e pós-operatórios, relatados detalhadamente na área do paciente neste site. Antes do procedimento, por exemplo, devem ser tratadas, quando presentes, infecções locais ativas. Após o procedimento, o repouso será mantido pelo período de 2 a 3 dias após a cirurgia, podendo a paciente retornar às atividades desde que não sejam necessários grandes esforços físicos. Relações sexuais podem ser retomadas 30 ou 45 dias após a intervenção. Normalmente é utilizada a anestesia raquimedular ou peridural com sedação, para que a paciente durma durante o procedimento.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.