Blefaroplastia (cirurgia de pálpebras)
A partir da terceira década de vida, alterações que ocorrem na região das pálpebras podem levar a uma aparência mais envelhecida e cansada. A partir da meia idade esse processo se torna ainda mais intenso, como resultado do processo natural de envelhecimento. Ocorrem excessos de pele palpebral e de músculo orbicular, tornando-se a pele sobre a margem ciliar mais fina e flácida. A estrutura óssea subjacente se apresenta de forma mais evidente, sendo que a gordura contida nas bolsas palpebrais tende a se projetar. Em alguns pacientes, essas alterações podem provocar também uma interferência na visão.
A blefaroplastia é indicada para correção desses sinais, permitindo um maior equilíbrio entre os olhos e o contorno dos tecidos da face. O procedimento é realizado através de incisões localizadas nas linhas naturais das pálpebras superiores (na região de dobra). Na pálpebra inferior a blefaroplastia transconjuntival pode ser realizada, através de uma incisão por dentro da pálpebra inferior, permitindo a remoção de bolsas de gordura e evitando totalmente cicatrizes aparentes externas. Desse modo, na blefaroplastia o cirurgião pode remover excessos de pele com flacidez, bem como bolsas palpebrais formadas por tecido adiposo. As cicatrizes tendem a se apresentar imperceptíveis após alguns meses, devido a excelente cicatrização que apresenta região.
Procedimentos podem ser associados, melhorando bastante os resultados. O canto lateral dos olhos é avaliado, bem como o excesso de pele na pálpebra inferior. A queda no canto lateral acentua bastante a aparência de envelhecimento. Pode ser necessário realizar a cantopexia ou cantoplastia, procedimentos que reposicionam o canto lateral através de um ponto de fixação nos ossos ao redor dos olhos, visando restabelecer um contorno esteticamente satisfatório. Em pacientes com queda das sobrancelhas pode ser necessário o levantamento do supercílio, procedimento que pode ser realizado através de diferentes técnicas, a serem avaliadas no momento da consulta. As linhas de expressão ao redor dos olhos, ocasionadas pela ação continuada da musculatura, podem ser tratadas com a toxina botulínica, ou com peelings, entre outros tratamentos. A blefaroplastia pode ser associada também à cirurgia de rejuvenescimento facial. O procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação, ou com anestesia geral, conforme a indicação.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.