Abdominoplastia
A abdominoplastia tem como objetivo remover os excessos de pele e tecido adiposo na região do abdômen, e realizar a aproximação dos músculos abdominais quando eles estão afastados. Geralmente as alterações na região do abdomen são causadas por distensões provenientes da obesidade, tanto em pacientes do sexo feminino quanto masculino, e de gestações que podem alterar a parede abdominal da mulher. É possível corrigir também eventuais cicatrizes, ocasionadas tanto por cirurgias prévias quanto por trauma. As hérnias de parede abdominal ou umbilicais são alterações que devem ser sempre investigadas e corrigidas quando presentes.
O procedimento, em algumas situações, pode e deve ser associado à lipoaspiração. A mamoplastia também pode ser realizada, dependendo das condições clínicas pré-operatórias, da necessidade técnica conforme o caso, e do desejo do(a) paciente. O importante é que os procedimentos associados não causem um aumento excessivo no tempo da cirurgia, a fim de evitar riscos ao paciente.
A técnica utilizada, o tamanho da incisão, a cicatriz resultante e a recuperação, variam de acordo com o paciente e sua deformidade. A cicatriz é planejada para ficar o mais escondida possível, sob as roupas de banho, e deve ser bastante discutida com o(a) paciente antes da cirurgia. Haverá períodos de evolução da cicatriz até a obtenção do resultado final. As características próprias do paciente e os cuidados, tanto durante o procedimento quanto no período pós-operatório, são fatores fundamentais para o sucesso e a obtenção do ótimo resultado.
Há uma série de orientações e cuidados pós-operatórios, período no qual o acompanhamento do cirurgião é fundamental. Durante as primeiras semanas após o procedimento, o paciente não deve fazer esforço físico. O uso de cinta elástica modeladora é também muito importante. Nos primeiros meses, o abdômen apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de edema (inchaço), que regride espontaneamente. Com o passar do tempo, iniciando-se exercícios orientados, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. O resultado como um todo é percebido depois de 12 a 18 meses, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz. O tratamento das cicatrizes é imprescindível para um resultado estético satisfatório. A anestesia na abdominoplastia pode ser peridural ou geral.
Atenção: Este é um site informativo sobre cirurgia plástica, que tem como objetivo o conhecimento geral sobre os principais temas na área. Não substitui a consulta médica, com avaliação criteriosa e individual, e orientações específicas para o esclarecimento de dúvidas.
CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.