Alerta da SBCP
24 de Agosto de 2018
 
 

A cirurgia plástica é nobre área da medicina, é uma especialidade da cirurgia, é algo muito sério, e deve ser visto como tal. Medicina não é comércio.
Os últimos trágicos acontecimentos que repercutiram, incluindo até mesmo o óbito de uma paciente em procedimento realizado por indivíduo sem formação, trouxeram novamente o debate sobre a banalização que vem ocorrendo na área. Mas quem exerce a profissão observa de longa data e diariamente essa situação, recebendo no consultório pacientes que sofreram sequelas e complicações de procedimentos realizados por indivíduos sem treinamento, e realizando tratamentos reparadores nesses pacientes.
A maior arma do paciente é a informação, e é por isso que converso frequentemente com meus pacientes, colegas, e alunos de cirurgia. Pesquisar corretamente sobre o profissional é fundamental.
Todo médico tem que apresentar CRM (registro no conselho de medicina) e RQE (registro de qualificação de especialista). Ambos podem ser pesquisados no site do Conselho Regional de Medicina. A formação do cirurgião plástico pode e deve ser pesquisada no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
A banalização da medicina vem ocorrendo de diversas formas: com a exposição crua de tratamentos e de pacientes ou da própria imagem, vídeos, vendas de cursos e aulas, aplicação de produtos, propagandas e promoções, entre muito outros, especialmente nas redes sociais ou grupos de internet. Isso ocorre não somente na área de cirurgia plástica, mas também em outras áreas da medicina, e é incompatível com a ética médica. Profissionais sérios, devidamente treinados, éticos e dedicados a sua profissão não participam disso.
Segue o texto com o posicionamento da SBCP a respeito.

CONTATO
+ 55 53 3227.6795
 

Rua Santos Dumont, nº 172,
Sala 405, Centro, 96020-380
Cond. Santa Casa Doctors
Pelotas | RS | Brasil

VEJA A LOCALIZAÇÃO NO MAPA
 
© 2016 | Todos os direitos reservados.